segunda-feira, 25 de março de 2019

Quer Brincar Comigo?




As professoras Geni e Viviane juntamente com as  estagiárias Renata e Soraia,  da turma do nível lll da Instituição de Educação Infantil Helena Savi enfocaram o tema: "Conviver em grupo”, desenvolveram ações pedagógicas  com o intuito de ressaltar a importância dos vínculos afetivos e da relação com o outro, através da convivência em grupo,  da construção e do aprimoramento de valores.
            
 As professoras realizaram a Contação da História: “O TESOURO ENTERRADO” utilizando um baú contendo as “palavrinhas mágicas”. O conto trazia como enredo,  duas crianças que receberam uma plantinha. E ao cavar o buraco no quintal da casa para enterra-la encontraram no fundo da terra um baú. Todo mistério em torno do conteúdo do incrível achado, despertou a curiosidade e  envolveu as crianças do início ao fim do conto.



Para reconhecer a importância da relação com o outro, na convivência em grupo, as professoras confeccionaram um cartaz, organizando desenhos com combinados que demonstram ações positivas e outras que as crianças devem evitar, pois são atitudes negativas.



A brincadeira da caça ao tesouro possibilitou  a interação das crianças com diferentes tarefas que envolviam coordenação motora, equilíbrio e agilidade. A alegria estampada nos rostinhos pela recompensa do “tesouro”, no final do desafio, demonstrou que a atividade atingiu seu objetivo.





As professoras dinamizaram através da “Rodinha de conversa” o tema: "O que temos de mais valioso", buscando instigar as crianças a perceber e expressar elementos  importantes  na vida de cada um.  Em seguida as crianças realizaram registros através  de desenhos . 




O momento do Baú do Tesouro contendo roupas, calçados e acessórios, oportunizou o encantamento da brincadeira do faz de conta, despertando a imaginação e a criatividade das crianças e o resultado foi muita diversão.