quinta-feira, 3 de julho de 2014

QUEM SOU EU

A princípio é necessário salientar que “as crianças não nascem sabendo reconhecer suas particularidades, seu nome, sua família e a si mesmo”, como diz Paula Inglez é essencial o papel da escola nesta aprendizagem de construção da identidade. Pois criar situações pedagógicas para os alunos distinguir suas características, seus amigos, valorizar seu eu, tudo isto também os auxiliam na autoconfiança e valorização de diferenças e semelhanças.
Neste sentido, trabalhamos o projeto quem sou eu, por acreditar que a escola deve favorecer o autoconhecimento de forma lúdica, isto é unindo o “fazer”, o “saber”, o “ser”, o “conviver” e o “preservar”. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social e a creche é um universo social diferente do familiar, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades da cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva.