Atualmente, ao falarmos de criança logo nos vem à
mente a palavra BRINCAR. Isto porque, sabemos que é através das brincadeiras
que a criança entra no mundo dos adultos, não de forma imediata, mas simbólica,
amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os
objetos e com o meio em que vive.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito
cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.
Propor às crianças um jeito diferente de brincar,
resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas
possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu
potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental
importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas
e desenvolve a sua socialização. Desenvolver a expressão oral e corporal, a
coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança; reconhecer a
importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça,
solidariedade, autoestima; reforçar a importância do brincar;
explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da
motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir".
(Jean Piaget)