quarta-feira, 2 de julho de 2014

BRINCAR



Atualmente, ao falarmos de criança logo nos vem à mente a palavra BRINCAR. Isto porque, sabemos que é através das brincadeiras que a criança entra no mundo dos adultos, não de forma imediata, mas simbólica, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato da criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons, e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação.
Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização. Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança; reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;  promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;  incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;  reforçar a importância do brincar;  explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;  
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".
(Jean Piaget)