segunda-feira, 22 de agosto de 2016

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

DIFERENTES OBJETOS INSTIGAM OS SENTIDOS E LEVAM A TURMA A UMA EXPLORAÇÃO ATENTA

 




 Na sala de aula foi disponibilizada pelas professoras uma caixa que revela um mundo de materiais e cores de fácil acesso às crianças: tecidos, lãs, linhas, diferentes papéis, caixas, tampinhas, isopor, copos plásticos, tintas, massinhas, argila, plástico bolha,etc. Ao observá-los interagindo com os objetos contidos na caixa, fica clara a quantidade de coisas diferentes que faz: olha, toca e apanha o material, o coloca na boca, balança, bate com ele no chão, derruba, descarta o que não atrai, faz uma seleção e junta vários, por exemplo. 
Nesta fase, os pequenos se desenvolvem ao responder às informações recebidas por meio dos sentidos. Montar uma caixa na sala com a diversidade de texturas, cores, volumes e contrastes tem como objetivo incentivar  os pequenos  a explorar as sensações, sentimentos e pensamentos por meio de experimentações. Nas instituições, as crianças têm a liberdade de criar, brincar, pesquisar e descobrir sem se preocupar com a roupa ou em esparramar material no chão. O acesso a um universo rico em texturas, cores, volumes e contrastes indica às crianças a possibilidade de transformação, de reutilização e de construção de elementos e formas. O conhecimento, nessa fase, se dá basicamente por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento.