quarta-feira, 12 de maio de 2010

TRABALHANDO VALORES

“Meu direito começa quando termina o do outro”.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Pois, Vivemos em uma época em que os valores estão se perdendo, sendo que a escola junto com a família tem um papel fundamental na formação do caráter dos pequenos cidadãos. E é principalmente do zero aos sete anos que a personalidade das pessoas se estrutura, sendo que a partir daí os valores precisam ser cultivados e aprimorados.
Quando carregamos valores internos, e não os usamos, não os colocamos em prática, acabam-se perdendo, é o que estamos vivenciando, valores, como: carinho, coletividade, compreensão, respeito, humildade, solidariedade, coisas simples, como, gentileza... estão se perdendo.
Segundo Augusto Cury (2003), “Quem é exigente com qualidade dos produtos, mas não com sua qualidade de vida, acaba traindo seus valores e sua própria felicidade”.
Se perdermos os valores, tão necessários para a formação de um cidadão justo, honesto, o que esperamos do futuro, um mundo mais violento... não, temos que tentar mudar isso, resgatando valores adormecidos, despertá-los para a vida, trazê-los para o nosso dia-a-dia , assim transformando cidadãos melhores.
A discussão desses valores não se sustenta apenas nas ações dos homens com os homens, mas nas ações dos homens também com o meio.,assim como a preservação do meio ambiente. Em sintonia com o mundo, caminhamos em busca de dias melhores!
Trabalhando este tema no Projeto desenvolvido neste ano em Rede, temos como objetivo proporcionar aos nossos educandos e suas famílias, um espaço no qual se desenvolvam vivências concretas e significativas de reconstrução de valores para o desenvolvimento das competências pessoais e sociais, visando à melhoria das relações da criança consigo mesma, com o outro e com o grupo dos quais participa.